Quando devo consultar um Nefrologista?

Quando devo procurar o Nefrologista?

O médico Nefrologista é responsável para cuidar da saúde dos rins, porém poucas pessoas sabem em que situações devem procurá-lo.

 

O Nefrologista cuida de doenças que acometem o sistema urinário, especialmente os rins. O rim desempenha muitas funções, incluindo o controle da eliminação de substâncias no sangue e filtragem; regulação do equilíbrio de fluidos, eletrólitos e minerais; controle da pressão arterial; e produção de hormônios.

 

A seguir, reuni as principais informações para te orientar em que situações se deve procurar o Nefrologista. 

 

Informações que te ajudam a identificar uma doença renal

 

Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia, 1 a cada dez brasileiros sofrem de doença renal crônica (DRC). A incidência é grande, pelo fato de a DRC ser silenciosa nos estágios iniciais, poucas pessoas sabem que estão doentes. 

 

No entanto, como muitos pacientes não têm sintomas clínicos, e a doença renal é frequentemente detectada nesses pacientes quando uma creatinina sérica elevada, taxa de filtração glomerular estimada reduzida (eGFR) ou um exame de urina anormal são descobertos incidentalmente (quando tais testes são obtidos como parte da avaliação de rotina ou para um distúrbio possivelmente não relacionado). Além disso, achados radiográficos (por exemplo, rins pequenos, sugerindo danos crônicos, múltiplos cistos renais bilaterais com rins aumentados sugestivos de doença renal policística) podem ser observados em imagens realizadas por algum outro motivo.

 

Mas, em estágios avançados da DRC, os pacientes podem apresentar sintomas e/ou sinais, incluindo fraqueza e fadiga fácil, anorexia, vômitos, coceira e, em estágios muito avançados, com encefalopatia ou convulsões. Portanto, o diagnóstico precoce é o que auxilia na conquista de um tratamento satisfatório e que possa ajudar a evitar a progressão da doença. 

 

Doenças

 

O Nefrologista acompanha e preveni algumas doenças como a hipertensão arterial, infecções urinárias, nefrites, litíase renal (pedra nos rins), doenças renais císticas, doença renal crônica e lesão renal aguda. E, faz seguimento dos pacientes que estão em tratamento dialítico seja por hemodiálise ou diálise peritoneal ou transplante renal.

 

Grupo de Risco 

 

Você faz parte de um grupo que tem maior probabilidade de desenvolver DRC, se for portador de diabetes, pressão alta ou tiver histórico familiar de problemas renais como pedra nos rins, nefrites ou infecção urinária na infância. Nesse caso o cuidado com os rins deve ser redobrado, sendo avaliado pelo especialista, o Nefrologista.

 

Diagnóstico 

 

A DRC é de difícil identificação pois seus sintomas demoram a aparecer e geralmente se manifestam quando a doença já está em um estágio avançado. Além disso, é possível serem confundidas com outras doenças. 

 

Por isso, pacientes com mais de 40 anos, devem realizar anualmente a dosagem da creatinina no sangue e o exame de urina. E pacientes portadores de diabetes, hipertensão, com história familiar de problemas renais ou pedra nos rins, história de nefrites ou infecção na infância recomenda-se consulta e seguimento do tratamento com um Nefrologista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *